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4 pilares para uma Gestão Eficiente
Dentro de um negócio existem quatro pilares fundamentais para uma gestão eficiente. São eles: objetivos financeiros, objetivos comerciais, objetivos ligados aos processos internos e desenvolvimento organizacional.Esses quatro pilares são fundamentais pro seu negócio dar certo, afinal, é através deles que desenvolvemos os objetivos estratégicos. Esses objetivos estratégicos são baseados na metodologia do Balanced Scorecard, também conhecido como BSC ou OKR.Conseguimos desenvolver esses objetivos e dar norteamento para esses quatro pilares fazendo algumas perguntas básicas:
1 – Para obter as metas que os sócios almejam, quais resultados financeiros, quais indicadores nós devemos cumprir para consegui-los?
Esse é o primeiro ponto dentro de resultados financeiros que é preciso estar atendo em termos de sociedade e retorno de negócio. Sabemos que dentro de um negócio sempre tem que está olhando para o retorno. Retorno é fundamental, caso não tenha um retorno condizente com o negócio possivelmente seu negócio não vai crescer, e consequentemente, irá falir.O segundo ponto deve ser feito a área comercial da empresa.
2 – Para conseguir os resultados financeiros quais objetivos devemos cumprir para com os clientes?
E quais objetivos de mercado temos que cumprir? O que devemos fazer dentro da empresa para que os clientes consigam fazer essa troca? Porque na verdade a venda é uma troca, não é?O cliente te fornece dinheiro e credibilidade em troca do seu produto, serviço e solução. Portanto, nesse momento temos que ter um objetivo muito centrado no cliente. Nesse momento temos que pensar quais soluções o cliente deseja.O terceiro ponto é a parte de processos internos, um direcionamento para entendermos o que temos que fazer dentro da empresa.
3 – Para cumprir as soluções para os clientes, quais processos internos é necessário desenvolver?
Como a sua empresa empresa está estruturalmente em termos de tarefas, processos e rotinas. Para conseguir um produto e uma solução entregável precisamos que tenha um delivery interessante para esse cliente.Principalmente que haja direcionamento, escala e padrão de entrega porque a pior coisa que se pode ter dentro de uma empresa são soluções totalmente esquizofrênicas entre si.A entrega deve ser realizada de maneira igualitária para todos os clientes. Os processos internos devem definir o objetivo desse terceiro pilar fundamental para sua gestão.E o quarto item, o quarto pilar fundamental é a parte de desenvolvimento organizacional e fazemos a seguinte pergunta:
4 – Para desenvolver esses processos internos o que eu tenho que desenvolver dentro da empresa para que sejam executáveis?
Esse último pilar talvez seja um dos mais importantes porque estamos falando da parte do desenvolvimento de pessoas e cultura. E sem cultura não existe resultado! É ela que movimenta todo o processo, já dizia a velha frase do grande Peter Drucker:
“A cultura devora a estratégia no café da manhã”.
Essa talvez seja uma das melhores frases que podemos ouvir dentro do mundo dos negócios, afinal, é a cultura que faz com que toda essa cadeia se mova. E nesse momento temos que pensar em cultura, o que precisamos fazer para que as pessoas se sintam engajadas e principalmente criar crença e pertencimento, nesse objetivo temos que deixar isso muito claro.Se você seguir esses quatro passos é possível ter um direcionamento estratégico mais focado, além de desenvolver metas e indicadores para o seu negócio.É claro que esses pontos possuem diversos desdobramentos, não existe fórmula mágica para nada! Mas, acreditamos fortemente, que esse pode ser o pontapé inicial para tirar o seu projeto do papel.