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6 mitos sobre a Consultoria Empresarial
A consultoria empresarial é um processo ou serviço executado por uma empresa de consultoria visando auxiliar não só gestores e empreendedores que estão passando por algum tipo de dificuldade, como também aqueles que desejam potencializar seus resultados e atingir seu sucesso através de um crescimento saudável.
Por isso, é muito comum que os empreendedores não tenham total domínio e conhecimento sobre todas as áreas de sua empresa, e um auxílio profissional é mais que essencial nesses casos. Uma vez que, as consultorias podem ser desenvolvidas em diferentes setores, como na parte de crescimento, gestão de pessoas, de atendimento ao cliente, vendas, marketing, contábil e financeiro.
Mito #1: Consultoria empresarial é um luxo acessível apenas para grandes empresas
Sim, existem consultorias consolidadas no mercado que são famosas por atenderem grandes corporações. Por outro lado, não existem apenas estas grandes empresas com qualidade no mercado. Na verdade é possível encontrar diferentes perfis de consultorias, adaptáveis à realidade das mais diversas empresas.
Inclusive, é cada vez mais comum que empresas de pequeno e médio porte contratem consultores para alavancar os resultados do negócio logo nos primeiros anos. Portanto, não acredite que uma consultoria empresarial é algo inacessível para o seu negócio.
Mito #2: Consultores têm total poder de decisão dentro das empresas
Para desvendar esse mito, é preciso entender algo muito importante sobre a consultoria de gestão:
Ela não é um serviço totalmente externo, se trata de uma parceria. Ou seja, é necessária uma troca de conhecimento e informações entre consultores e gestores para que o resultado final seja satisfatório. Portanto, independente do caminho que o consultor indique, a decisão final continuará sendo de responsabilidade de gestores e diretores.
Aqui na Planeja, valorizamos muito a relação com nossos clientes e acreditamos que esse é o primeiro passo para o sucesso e para a efetividade de uma consultoria em gestão empresarial.
Mito#3: Consultoria em gestão só serve para empresas em tempos de crise
Engana-se, e muito, quem acredita que a empresa de consultoria empresarial só deve ser contratada quando o negócio estiver passando por dificuldades. Pelo contrário: a ajuda de consultores garante, justamente, que sua empresa mantenha competitividade e continue alcançando resultados positivos com consistência.
Mito #4: A consultoria funciona como num passe de mágica
Os problemas não vão desaparecer imediatamente só porque você contratou uma consultoria empresarial. Antes de qualquer coisa, é preciso entender em detalhes a realidade do negócio. Esse cuidado, permite identificar áreas de oportunidade e encurtar o caminho para a resolução dos problemas. E aqui, novamente, vale frisar: a conexão entre empresa e consultoria é uma troca. A relação de confiança precisa existir para que o trabalho seja bem executado e os resultados alcançados.
Mito #5: A consultoria decide o futuro da empresa
Aqui, é importante destacar que as consultorias são prestadoras de serviço. Ou seja, elas podem indicar o melhor a ser feito, sem imposições. Não há, de forma alguma, um contrato ou uma obrigação para seguir as recomendações de qualquer consultor.
Não se sabe ao certo o porquê desse mito, mas uma das hipóteses é de que alguns profissionais são vistos como “mais da mesma coisa”. Por isso, vamos diferenciar:
Consultor: é o profissional externo à empresa que fornece informações ou pareceres para aconselhar as decisões da empresa;
Investidor: fornece recursos financeiros para a empresa. Este pode ou não ter participação ativa nas decisões da empresa, dependendo do contrato social;
Conselheiro: pessoa parte do conselho de administração, que foi eleita ou designada para orientar e supervisionar o rumo da empresa.
Mito #6: A consultoria empresarial não pode me ajudar, porque não conhece o meu negócio
É verdade que o core business de cada empresa é entendido profundamente pelos seus gestores. No entanto, isso não quer dizer que as consultorias não terão como prestar um serviço de qualidade. Diz-se que um gestor conhece o produto, mas uma consultoria conhece as metodologias. Sendo assim, é com a união desses dois conhecimentos que as melhores soluções são construídas. Por isso, os consultores normalmente passam por uma fase intensa de imersão para criar as soluções mais adequadas, de acordo com o negócio.
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