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As 10 ferramentas de vendas indispensáveis para o meu negócio

Artigo escrito por Dario Perez, CEO Hyper Group

Hoje em dia existe uma infinidade de ferramentas de vendas para otimização e produtividade. Nesse artigo vou falar um pouco das minhas preferidas baseada no dia a dia da Hyper. Estou levando em conta a funcionalidade, o custo e o valor das ferramentas.

Logo, aproveita esse artigo para buscar as melhores praticas de mercado que cabem no seu bolso! #ficaadica

1 – CRM – Customer Relationship Management

É a base do negócio de vendas. O Customer Relationship Management é o software que se refere as práticas de relacionamento com os clientes. Obter um CRM é essencial para o sucesso da área de vendas de qualquer empresa. Com essa ferramenta é possível visualizar o pipeline de vendas, registro de notificações de visitas e tarefas e ainda automaticamente você recebe análise de interações de clientes com histórico de contatos que você teve com o mesmo.

Nós utilizamos e indicamos o Moskit CRM. Para mim, o uso dessa ferramenta é essencial para minha agilidade e produtividade diária. Consigo ver informações sobre prospects e clientes de forma clara e produtiva. O suporte da plataforma é muito bom e não é um produto caro, cabe no bolso de micro e pequenos empresários.

Existem diversos players no mercado, mas eu escolhi a Moskit CRM pois eles são nacionais, tem um atendimento TOP para todos os nossos negócios e ainda são o melhor custo X benefício que encontrei.

Como eu sou muito legal, segue o link do Moskit com um suporte diferenciado (meu link para amigos), dá uma olhada lá! Qualquer coisa só falar que você leu esse artigo do Dario Perez da Planeja Consultoria que você terá atendimento VIP!

https://www.moskitcrm.com/teste-crm-gratis?coupon=AMDAR119

2 – Zoom

Na data desse artigo estamos em quarentena devido a crise do coronavírus. O Zoom se tornou uma das ferramentas mais utilizadas por empresas, faculdades, reuniões entre amigos, aniversários e até casamentos. Para a Planeja Consultoria é uma ferramenta essencial para continuarmos nossos processos internamente e externamente.

A plataforma armazena as gravações das reuniões na nuvem, e as mesmas podem ser enviadas automaticamente para o seu e-mail. Outras funcionalidades como compartilhamento de tela, controle de tela (ele funciona como um LogMeIn, eu descobri recentemente), gravação de forma local e ainda funcionalidades básicas como chat e envio de arquivos.

Nós já éramos bem digitais e usávamos bastante ferramentas de videoconferência, mas no meio da crise entendemos que alguns recursos eram imprescindíveis para o nosso negócio. O Zoom atenderá muito bem você, pode ir tranquilo!

3 – Google Trends:

Ferramenta necessária não só para galera do Marketing e Comunicação! Ele pode ser uma ótima ferramenta para entender o negócio do seu futuro cliente!

O Google Trends foi criado em 2006 pelo Google e é gratuito, te permitindo acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.

Usá-lo pode ajudar muito em gerar empatia com um futuro cliente, já sabendo sobre o seu escopo de negócios e as novas tendências que irão surgir naquele setor.

Você sabia que a palavra mais procurada no ano de 2019 foi “heróis”. Qual será a de 2020?

4 – Linkedin – Sales Navigator

O Linkedin é uma das principais redes sociais da atualidade.

A plataforma se tornou um objeto indispensável de trabalho. Junto com ela, temos o Sales Navigator. Ele é uma ferramenta paga disponibilizada pelo Linkedin para potencializar a busca de novos negócios. Promove a segmentação de empresas, cargos empresariais, parcerias, entre tantos outros recursos e dados valiosos para o seu time comercial.

A pesquisa inteligente é uma ferramenta muito interessante para ajudar os seus vendedores a encontrar novos leads e começar uma prospecção. Você pode usar os recursos avançados de pesquisa para:

  • exibir leads que seguem sua empresa;
  • ver quem postou no LinkedIn nos últimos 30 dias;
  • buscar pessoas com cargos específicos em empresas dentro do seu perfil de cliente ideal
  • descobrir quem foi mencionado nas notícias;
  • verificar quem mudou de emprego recentemente;
  • identificar pessoas com conexões em comum.

Social Selling é a nova maneira de vendas! Aceite isso ou você terá sérios problemas em conseguir novos clientes!

Se quiser saber mais sobre isso acompanha o Thiago Reis da Growth Machine! Ele é o cara de Social Selling! E acompanha meus canais também, claro!

5 – Autentique

Você já ouviu falar sobre “Rápido e Devagar – As duas formas de pensar”?

Daniel Kahneman ganhador do Prêmio Nobel da Economia é o autor dessa teoria que virou livro. Ele nos leva a um entendimento inovador da mente e explica os dois sistemas que dirigem a maneira como pensamos. O sistema rápido, intuitivo e emocional e o sistema mais lento, mais deliberativo e mais lógico.

Essa teoria faz como que eu entenda todo o sentido do Autentique no ambiente organizacional. A assinatura digital é uma ferramenta que possibilita uma escala bem menor na demanda de tempo dentro da minha empresa. Além disso, me dá a oportunidade de fechar o negócio na hora com o meu prospect no momento que ele está mais “emocionado e eufórico” – fazendo valer a teoria de Kahneman. Com isso, assino e envio documentos digitalmente, sem a necessidade de impressão e com validade jurídica, aproveitando o momento certo da negociação!

Link: https://autentique.com.br/?r=5nZom

6 – RD Station:

O Marketing Digital possibilitou transformações no empreendedorismo. E também é uma ótima fonte de Leads para sua equipe comercial.

A RD Station é um software desenvolvido por uma empresa brasileira para automação de marketing. Ela permite maior simplicidade na criação e automatização de campanhas de marketing, redes sociais, produtos digitais e vendas. Entre as funcionalidades estão:

Sua estratégia se baseia em 4 pilares:

  • Atração
  • Conversão
  • Relacionamento
  • Analisar

Ela te permite gerar Landing Pages muito rápidas, com um fluxo de e-mail para cada ação do seu prospect, para você começar uma campanha de forma fácil e rápida! Mas não se engane, para você ter resultado é preciso usa-la estrategicamente! Já vi muita gente perder dinheiro com automação de marketing por mal uso.

A ferramenta possui diferentes planos de mensalidade. Além disso, é possível a conexão com outros softwares, com o Moskit que citamos acima, por exemplo.

A minha equipe de Marketing utiliza a RD Station como principal plataforma, posso dizer que desde o início tem nos auxiliado muito nas estratégias de atração de leads, na conversão e na construção de relacionamento. Isso faz com que o Marketing seja otimizado e prove a sua essencialidade dentro do negócio.

E você, que se liga em vendas, precisa estar colado com seu time de marketing ou entender como automatizar esse processo para ter mais resultados. Não é uma ação de curto prazo, mas põe ela no seu roadmap para começar e colher os frutos lá na frente!

7 – Type Form

O Typeform é um plataforma Saas (um software que oferece serviços comercializados por meio de um modelo de assinatura) especializada na criação de formulários online.

Uma ferramenta que opera de forma freemium, ou seja existe a possibilidade de usar a versão gratuita, mas com limitações, ou adquirir o modelo Premium que é pago e oferece funcionalidades exclusivas.

Com o Typeform você pode criar o seu questionário de forma personalizada, adequando-o de acordo com a sua necessidade. Esses questionários são ótimos para pegar um briefing rápido com o cliente e te poupar de fazer uma reunião ou gastar tempo anotando tudo, por exemplo.

8 – Slack

O Slack é uma software de comunicação que promove canais, conversas privadas e uma comunicação mais fluída dentro do seu negócio.

Abrir a caixa de e-mail é um processo demorado para quem está com a agenda cheia e só quer trocar uma ideia rápida com a equipe.

O Slack é um bate-papo rápido para falar como seu time e colaboradores.

“Ah Dario, mas eu uso o WhatsApp!” Ele é ótimo também, mas para manter uma conversa coerente e organizada por canais dentro da sua empresa, vai por mim que fica tudo zoneado.

A ferramenta pode ser baixada no seu celular, o que torna o processo ainda mais eficaz. Vi uma enorme melhora na comunicação e engajamento dos time dentro das minhas empresas depois de lançarmos o Slack como ferramenta padrão.

9 – One Drive

É possível salvar arquivos de aplicativos da Microsoft, como o Power Point, Word, Excel e o One Note.

E por que isso é importante para vendas?

Pois você pode deixar todas suas apresentações na nuvem e gerar um link rápido para o seu cliente, sem precisar distribuir arquivos pesados para apresentar sua empresa ao cliente. E se precisar por algum motivo trocar a apresentação, só trocar o link ou deletar para outra parte.

Além do OneDrive, outros programas oferecem armazenamento na nuvem para usuários. Entre os serviços mais conhecidos estão iCloud, Dropbox e Google Drive. Embora os aplicativos possuam funções similares, cada ferramenta possui especificidades. É legal dar uma olhada e entender qual faz mais sentido para você e o seu negócio.

10 – ExactSales

O Exact Sales é um software para atração de clientes, qualificação de leads e aceleração de vendas B2B (bussiness to bussiness). Pode ajudar o seu time no aumento de faturamento de maneira rápida.

Com um método de pré-vendas baseado no Receita Previsível do Aaron Ross, ela não só foca em te gerar um sistema de prospecção outbound como te ajuda a montar um time comercial de SDRs afiados no negócio!

Esse ultimo é um custo um pouco mais salgado, mas vale a pena! O Fluxo de prospecção vai te deixar mais ágil e eficaz!

Por hoje é só, galera. Espero que vocês tenham gostado do artigo. Obrigado pela leitura! Caso tenham outras dicas de ferramentas de vendas, é só entrar em contato comigo pelo DM no Instagram ou por e-mail.

Abraços!