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Comunidade: o pilar que transformou a Apple em uma empresa de trilhões de dólares.
“Adeus, iPhone 6s. Nós tivemos uma boa jornada. Vou sentir falta do seu Botão Home. Não sentirei falta das batalhas noturnas tentando fazer com que você carregue. Ou das suas fotos granuladas. Ou da sua queda repentina de 100% de bateria para 15% até se esgotar em poucos minutos. Descanse em paz, amigo.“
Chris Evans, mais conhecido como Capitão America, tuitou em sua conta a despedida do seu querido iPhone 6s. Logo na sequencia, o ator postou seu novo iPhone recebendo a transferência de dados do seu antigo celular.
Essa é uma realidade constante quando observamos as mãos dos grandes atores americanos. Quase sempre (poderia dizer sempre se excluíssemos os poucos que recebem propaganda para usar outros dispositivos, mas para não ferir os amantes de outras marcas vou tentar não generalizar) vemos um iPhone sendo carregado por atores no seu cotidiano.
Não precisamos ir muito longe. Provavelmente você tem alguns amigos que utilizam o dispositivo da maça e não abrem mão disso.
As justificativas são diversas. Muitos vão dizer que é o design ou as funcionalidades. Uma pesquisa realizada pelo analista Michael Oson apontou que o principal motivo citado pelos entrevistados foi o fato de que o iPhone atual delas “funciona bem”, razão de 44% das pessoas. Logo atrás está o fato de que os novos smartphones da empresa são “muito caros”, justificativa de 31% dos que foram questionados. Fechando as três razões mais comuns, 8% disse querer um celular com a tela maior que a do iPhone X.
De fato, o iOS, sistema operacional desenvolvido pela Apple, é o ponto de inflexão do aparelho. Além de ser simples e prático, ele adiciona o dono a um ecossistema que incentiva os usuários a permanecerem em eletrônicos da marca.
Não posso deixar de citar que o nosso amigo Capitão America ficou 7 anos com um iPhone 6s até pensar em trocar de aparelho! Durabilidade certamente é um ponto relevante que dificilmente um adepto da marca vai reclamar.
Além de tudo isso, a Apple cria um ambiente de comunidade absurdo. os fãs de Apple são apaixonados pela marca, pois ela conversa diariamente com eles. A comunicação e experiência do usuário da empresa para envolver seus clientes é de se invejar. Ela conversa do momento que você pisa em uma loja até o primeiro video que aparece quando você liga o celular.
Ah, para os não usuários que estão lendo isso, a o iPhone tem um video que aparece uma única vez quando você liga o dispositivo pela primeira vez e depois você nunca mais vê. Isso faz com que você realmente preste atenção no primeiro momento que você liga o celular.
Tudo isso faz com que a Apple não venda para clientes. Ao invês disso, ela é comprada!
Gosto muito de citar também como ela engaja sua legião de fãs com o Keynote, evento da Apple de lançamento de novos produtos. A Apple sempre fez questão de apresentar todos seus produtos de uma forma bem única, dando ênfase em todos os detalhes do produto. Isso é mais uma ação que gera um marketing de comunidade muito forte.
Eu poderia dizer
Por: Dario Perez